NOTIFIQUE AQUI

quinta-feira, 26 de abril de 2012

PREVENINDO COM ARTE

A epidemia da AIDS trouxe novos desafios éticos para a saúde pública. Por um lado, reforçou-se a necessidade de prevenção das doenças de transmissão sexual em geral. Percebeu-se, também, que o controle dessas doenças não estava associado apenas à vontade pessoal e ao diagnóstico e tratamento, mas à promoção de transformações sócio-culturais e da qualidade das relações humanas.
Sabe-se hoje que a prevenção depende muito mais de atitudes de cuidado de si e dos demais do que de informações cientificas. É possível promover, desde a infância, o desenvolvimento de muitas competências para a proteção e o auto-cuidado, o respeito mútuo e a solidariedade. Essas questões podem ser trabalhadas no cotidiano da convivência em todas as fases da vida e vão além da abordagem de conteúdos específicos da saúde sexual e reprodutiva. Por isso, os conhecimentos sobre o assunto e as medidas de proteção dizem respeito a todas as pessoas, em todas as fases da vida.

Com o objetivo de trabalhar a prevenção entre os jovens, o Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais lança o Projeto: Previndo com Arte, que se destina aos alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental e do segundo grau, das escolas públicas do município de Rio Branco.   

O Projeto já está em andamento e já se encontra em fase de repasse de oficina para multiplicadores dentro das escolas.

A próxima fase serão as oficinas dentro das escolas onde os alunos terão acesso aos conteúdos sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis-DST

A última fase será uma competição cultural entre as escolas que estarão concorrendo em 04 categorias: Música, Teatro, dança e produção de vídeo.

As escolas vencedoras das 04 categorias irão  ganhar um kit contendo 

01 DVD,

01 TV 42” LCD,

01 DATASHOW,

01 Notebook

01 violão,